Hino de Itaperuna

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Projeto “Mais Educação” realizou uma exposição dos trabalhos realizados pelos seus alunos, no dia 24/11, na E. M. Ver. Elzo Galvão da França, com  orientação do professor Cleir.

A Arte no Espaço Educativo 








A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.
É uma forma de incentivo para alunos com baixo rendimento, problemas comportamentais e que se encontra em defasagem idade/série. As oficinas têm proporcionado um maior envolvimento dos estudantes nas atividades escolares. "





terça-feira, 22 de novembro de 2011


Dia da Consciência Negra
II SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ITAPERUNA DA CULTURA AFROBRASILEIRA


A Prefeitura de Itaperuna, realizou nesta terça-feira(22/11), com início às 8:00, no ITC , uma comemoração do Dia da Consciência Negra, organizada pela Secretaria Municipal de Educação. O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, estabelecido por um projeto de lei federal, é considerado também feriado municipal desde o ano de 2008, através de decreto. A data escolhida refere à morte do personagem histórico Zumbi, por representar o símbolo da luta e resistência do negro contra a escravidão.
A criação do Dia da Consciência Negra é uma data para reflexão sobre a importante contribuição cultural dos afro descendentes para a cultura brasileira. Ao comemorar esta data importante, o Prefeito Fernando Fernandes juntamente com o Secretário de Educação José Luís, proporcionou aos professores e ao povo de nossa cidade este  momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.
          Todas as Escolas Municipais puderam representar um pouco da Cultura tais como: atividades artística, comidas típicas e danças desenvolvidas pelos alunos.
A Escola Municipal Vereador Elzo Galvão da França vem, através desta, externar nossos cumprimentos, parabenizando-os pelo excelente trabalho de ambos frente à Prefeitura e à Secretaria de Educação.

PROGRAMA
II SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ITAPERUNA DA CULTURA AFROBRASILEIRA
“Educar na Diversidade”
→ 8h Credenciamento
Exposição corporal e musical – Capoeira (no pátio de entrada do Tênis):
E.M. Sítio São Benedito, E.M. Theodomiro de Souza Coelho e José de Paula Nogueira

→9h Abertura:
Composição da mesa
Hino Nacional Brasileiro
Hino de Itaperuna
Objetivo do Seminário: Coordenadora Municipal de História/Geografia
Mensagem (vídeo – Hino à Negritude)
Palavras do Secretário Municipal de Educação

→9h40min Momento Cultural
→10h Prof. Neusa Rodrigues
Tema: Contribuição da Literatura na implementação da Lei nº 10.639/2003 nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental
→11h30min Apresentação Cultural:
    E.M. Nossa Senhora das Graças
    E.M. Vereador Elzo Galvão
    E.M. Francisco de Mattos Ligiero
→12h Intervalo para almoço
→13h Ginástica Laboral
→13h15min Apresentação Cultural:
    E.M. Humberto de Campos
    E.M. Lincoln Barbosa de Castro
→13h40min Apresentação Cultural:
    E.M. Bezerra de Menezes
    E.M. José de Paula Nogueira
→14h10min  Divulgação e Premiação do Concurso de Desenho e Redação
→14h40min Apresentação Cultural:
    E.M. Henriet Amado
    E.M. Águas Claras
→15h10min Apresentação Cultural:
    E.M. Oscar Jerônimo da Silva
    E.M. Henriete Morineau
→15h 30min Encerramento

quinta-feira, 3 de novembro de 2011


No PROJETO “MAIS EDUCAÇÃO”com o Professor Formiga a Escola Municipal Vereador Elzo Galvão França, participou do 1º Batizado e Troca de Cordas da Associação de Capoeira Novo Horizonte nos dias 29 e 30 de outubro de 2011



              No dia 29 de Outubro – (Sábado), o evento teve início às 19:00 hs em frente a igreja São José do Avaí, onde toda a população que passava, teve o privilégio de assistir  esta arte brasileira " mistura de dança, luta e jogo.

No Clube Ilha Cisne, aconteceu nesse Domingo ( 30 de outubro ) o 1º Batizado dos alunos da E. M. Ver. Elzo Galvão da França no Projeto “Mais Educação” , organizado pelo Professor Formiga daqui de Itaperuna - RJ, que reuniu capoeiristas de várias localidades, para a cerimônia de entrega de corda dos novos capoeiristas.

Gostaria de registrar aqui nossos agradecimentos ao Prefeito Paulada, por todo seu apoio, Secretário de Educação Borracha, Secretário de Ação Social França, CMDEC, Associação Ana Beatriz e ao Presidente do Ilha Cisne Fofinho , a todas as secretarias e departamentos, que sempre nos atendem com prontidão e agilidade, todos os funcionários da Prefeitura, que direta ou indiretamente nos ajudam e apoiam.








            Dentre as características mais importantes da capoeira destacamos a liberdade de criação, a estrita obediência aos rituais, a preservação das tradições, o culto dos antepassados e o respeito aos mais velhos como repositório da sabedoria comunitária.

            A escola está muito orgulhosa em participar deste momento onde mostramos aos nossos alunos que respeito, organização e cuidado com o corpo são fundamentais para viver em harmonia com si próprio e com o próximo. Atos como os que vivenciamos nos fazem acreditar que através da educação podemos mudar o mundo.


Veja também

PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

FELIZ DIA DO PROFESSOR 15 DE OUTUBRO